Manutenção do Sony PlayStation 3 Fat. ( PS3 Fat)

Todos que amam seu console seja um Atari,Nintendo, Mater System sempre ficamos com medo quando ele fica antigo. Nos perguntamos se há alguma manutenção que tem que ser realizada ao longo do tempo para que tenhamos nossos consoles por muitos anos mesmo ele fora de linha de produção. No caso do Atari a sei que não tem, porém eu sou tenho um Ps3 fat da primeira geração (CECHA) e ele foi famoso pelo consumo de energia e o erro Ylod.
YLOD é a sigla de Yellow Light Of Death que significa em Português "Luz Amarela da Morte". YLOD é uma luz (led) amarela que identifica um erro frequente no console de videogame PlayStation 3 (PS3) da empresa SONY.
O erro está relacionado com algum problema no hardware, principalmente no sistema de refrigeração (ventilador interno) que perde a capacidade de refrigerar o aparelho devido a algum obstáculo que impede a circulação de ar. O superaquecimento causa danos ao processador impedindo o funcionamento adequado.


Com base desse conhecimento pesquisei na internet e descobri que um dos motivos é  o sobre aquecimento que acontece com o console seja porque sua localização estava rum ou por causa da pasta térmica que ficava velha e prejudicava o funcionamento e a transferência de calor não era eficiente o suficiente.  Com base nos relatos de outros sites era comum a solda que ficava abaixo da placa derreter e separa o núcleo com a placa mãe, logo parava de funcionar. Hoje a empresa no Brasil que conseguem fazer essa solda novamente.
Nesse post mostro um conjunto de passo que  foi necessário para trocar a pasta térmica e meu drama para separa a as peças.  Eu devo confessar que esse foi um dos mais difíceis manutenções que fiz, pois além da quantidade absurda de parafuso o console tem 10 anos e nunca foi desmontado e a pasta térmica está velha dificultou muito essa manutenção. Com muita dó retiro o lacre da empresa sony na lateral do console.
Há na Internet vários vídeos que demonstra o PS3 fat sendo desmontado. Por isso então o intuito desse post é apresentar de forma sucinta essa manutenção.
O primeiro passo é comprar uma pasta térmica de boa qualidade. No meu caso eu estou usando um cinza que é o mesmo que uso nos computadores games. O Segundo passo é ter a chave t8 de segurança que tem um pequeno furo no centro. Esse é o primeiro parafuso a ser removido. E for fim uma chave estrela ou Philips grande. Se tiver a oportunidade de comprar o álcool isopropílico será ótimo para limpar a pasta antiga. Tem tudo em mão basta ter fé que vai dar certo e vamos que vamos!!
O primeiro passo está na remoção do Hd que fica na lateral do console e em seguida da remoção do lacre e do parafuso de segurança. Abaixo mostro o lacre.
Ps3 com o lacre de fabrica

Como esse console é de  2006 está um pouco sujo como pode ser visto. mas uma pano ou pincel ajuda a limpar e retirar esse resíduo. Em seguinte é retirar com cuidado uma sequência de parafuso e cabo para remover a fonte e o leitor do disco. No caso da do leito tem que tomar cuidado, pois há uma cabo flat pequeno que fica praticamente embaixo e não está no campo de visão. Na foto é possível ver esse cabo flat.
Leitor e Fonte
Uma vez removido teremos a visão de uma linda prancha de metal térmica. Vale observar que há duas peças em diagonal que muito importante especialmente na hora da montagem. Tem que ter certeza que ela ficará alinhada na montagem, pois esse é responsável por unir a CPU com o dissipador. Há alguns relatos que falham nessa parte da montagem e assim  tendo problema com YLOD. Logo tenha cuidado.
Chapa que prende o ventilador, placa mãe e dissipador
Quanto mais tempo a pasta térmica fica no lugar mais petrificada fica. Assim no meu caso foi muito difícil separar essa prancha com  a placa mãe. Acredito que no meu caso eu demorei cerca de uma hora para separar. Fui colocando Álcool isopropílico para dissolver até soltar e ir puxando com uma certa força ( medo ….)
Uma vez solta verá as três peças solta. Ventilador, placa mãe e a chapa de metal. Deixo as imagem  para explicar melhor.
 
 
 
 
Uma vez que todas as peças foram limpas basta passar a pasta térmica e  fazer toda a montagem do seu Ps 3 fat.

Placa mãe pronta para montagem

CONVERSATION

Back
to top