Refrigerantes da infancia Tubaina, Bare Tai....

Um dos fatos que me faz sentir velho que lembro das bebidas que tomava quando crianças que hoje não existes ou tem difícil acesso.  É engraçado lembrar eu abrindo as garrafas de um litro de coca cola e não lembrar com a mesma facilidade de coisas que fiz na semana passada. Mas hoje iremos falar de alguns refrigerantes.

Tubaina.   

           Um refrigerante de guaraná criada em Piracicaba por José Miguel de Andrade, proprietário da fábrica de licores e vinagres Andrade. Ele foi muito famosos nos interiores de são paulo.
            Hoje é possível encontrar o produto em uma nova embalagem com o formato de Guaraná original ou Zero.

Tubaina

Baré cola e Tuti-Fruit

          Ela era envasada na garrafa de 600 ml de cor âmbar, semelhante às adotadas para distribuição de cerveja no Brasil  e posteriormente foi lançado em versão de garrafas PET de 2 litros. No ano de1987 foram lançados os sabores de tuti-fruti e noz-de-cola.
           A criação da “Companhia de Bebidas das Américas” (AmBev), por meio da fusão entre as empresas Companhia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma, aprovada no ano de 2000, o refrigerante Baré deixou de ser comercializado em algumas regiões do Brasil.
         Em julho de 2010 foi anunciado o lançamento do Guaraná Baré na versão em lata de 350ml.
         De forma muito rara é possível encontrar o Bare Cola nos mercados, e há ainda a lenda urbana que ainda é possível encontrar o tutti-fruti a venda no mercado brasileiro.



Imagens das baré

brahma guarana

         Hoje refresca até pensamento, mais na infância era os mais vendidos nas cantinas dos colégios e bebido nas festinhas de aniversário. A marca fez muito sucesso nacionalmente a partir do final da década de 70 e, atingindo o auge na década de 80. Nos sabores: Laranja, Limão e é claro.. Guaraná.             Em 1994, tanto o sabor quanto a fórmula original do Guaraná Brahma passaram por uma reformulação, assim como o layout das garrafas, novos slogans (Guaraná Brahma: experimente o novo).



7Up

            O refrigerante 7UP nasceu em St. Louis, nos Estados Unidos em 1929. Criado por Charles Leiper Grigg, após ter passado dois anos testando fórmulas diferentes na busca por uma bebida refrescante. No Brasil, o refrigerante foi lançado em 1995, com uma divulgação realizada através de campanhas publicitárias e patrocínio ao esporte, como o realizado com o time Botafogo de Futebol e Regatas.
         No final de 1997, deixou de ser fabricado e distribuído no Brasil, em virtude da baixa receptividade e consequente queda nas vendas em relação às concorrentes, relançando a Teem, especificamente no Rio Grande do Sul.
        Em 2003, a “Seven Up” (7 Up), também pertencente ao catálogo da PepsiCo, estava em processo de reestruturação da formula para a produção de um novo produto em virtude da expressiva queda nas vendas registradas na Argentina. Foi então que, surgiu a partir de pesquisas com base na fórmula original do refrigerante “Seven Up” uma nova bebida que utilizava quantidades menores de gás, comparando-se aos refrigerantes tradicionais, sem adição de açúcar e corantes em sua composição, mas, com o sabor de limão do refrigerante “Seven Up”, também em doses menores, sendo chamado posteriormente de H2OH!.





Crush 

            No Brasil é mais conhecida em seu sabor laranja, no qual foi originalmente concebido por Clayton J. Powel nos Estados Unidos, em 1916 (Ward's Orange Crush), embora aqui já tenha sido vendido também com seu sabor uva. Quando fabricado no Brasil, o que não ocorre mais, o foi por indústrias de refrigerantes como a Golé e a Pakera então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes, atual detentora da marca na maior parte do mundo. No Brasil, foi vendido para Pakera, para a Coca-Cola que depois o retirou do mercado.



Tai

              Lançado em agosto de 1979, a marca foi utilizada para substituir a Fanta com sabor de Guaraná,possui um sabor muito parecido com o Guaraná Kuat, que também é produzido pela Coca-Cola. Apesar da predominância do Kuat na maior parte dos estados brasileiros, o Taí ainda é encontrado, sobretudo em Minas Gerais, Santa Catarina e no interior de São Paulo. Esse refrigerante também teve suas garrafinhas promocionais como não deveria deixar de ser.


CONVERSATION

Back
to top